A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre devido ao fato de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis, os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.Outros fatores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.
Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se. Os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição.
Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automóveis, os CFC’s. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais fábricas.
O Smog: define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais. Surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada. As consequências do Smog são: a inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento nocturno; provoca diretamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.
As Chuvas Ácidas : formam-se com a libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.A combinação destes gases com o oxigénio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.Com a precipitação, as chuvas ácidas originam a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra conseqüência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.
O Efeito de Estufa: uma das conseqüências da poluição atmosférica é o Efeito de Estufa. O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície, pois a mesma absorve, difunde e reflete parte dessa radiação (função de filtro).A crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO2 permite a passagem da radiação solar para terra mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é refletido pela superfície terrestre, então o calor fica concentrado formando o Efeito de Estufa.Este fenômeno atinge mais os países desenvolvidos, por serem os maiores emissores de dióxido de carbono.
A destruição da camada de ozônio : a existência de ozônio na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. O ozônio é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente.A destruição da camada de ozônio provocada pelo cloro origina variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra.
Durante as últimas décadas o homem tem transformado as paisagens e a própria natureza: A poluição atmosférica está a conseguir alterar o clima do planeta; aumento do Efeito de estufa; aumento global das temperaturas; subida do nível das águas do mar. Toda esta cadeia de problemas põe em perigo o planeta e o próprio homem
Os cientistas têm vindo a apelar para a intervenção dos governantes e das populações em geral, devido ao agravamento dos problemas relacionados com a atmosfera. Para combater essa poluição foram adotadas medidas de preservação da Natureza, tais como: A redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera; a utilização de filtros nas chaminés das fábricas; promoção de energias alternativas, não poluentes;a eliminação da utilização de CFC; a utilização de tecnologias “limpas”; promoção da reciclagem.
GRUPO: ALEXANDRA REICHERT, ANNIE SCHNEIDER, ISADORA CITADIN, JULIANA OLSSON, MORGANA FRITZEN e PRISCILA ROCHA.
0 comentários:
Postar um comentário