MANGUEZAL
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.
Localização
No Brasil existem cerca de 25.000 Km2 manguezais.
Em Pernambuco existem cerca de 270 Km2 manguezais.
No Brasil, existem cerca de 25.000 quilômetros quadrados de florestas de mangue, que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro.
Os manguezais estão distribuídos desde o Amapá até Laguna, em Santa Catarina, no litoral brasileiro.
Vegetação
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:
Rhizophora mangle (mangue vermelho)
Laguncularia racemosa (mangue branco)
Avicennia sp (mangue preto, canoé)
Conocarpus erectus (mangue de botão)
A espécie Laguncularia racemosa, merece destaque por ser a única espécie típica de mangue encontrada no Arquipélago de Fernando Noronha, no único manguezal na Baía do Sueste.
Fauna
Os manguezais são habitados em toda a sua extensão por diversos animais desde formas microscópicas até grandes peixes, aves, répteis e mamíferos. Alguns deles, nem sempre exclusivos dos manguezais, ocupam o sedimento ou a água; outros as raízes e os troncos, chegando até as copas das árvores (espaço bastante disputado, principalmente no período noturno). As aves são muito abundantes e utilizam os manguezais preferencialmente como local de acasalamento e nidificação. Mamíferos terrestres invadem habitualmente áreas de manguezais como fonte potencial de alimento, enquanto que répteis e anfíbios são menos freqüentes nessas áreas.
- Desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira.
- É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.
- Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.
- Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.
- A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.
- As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.
- Constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas
Impactos ambientais em áreas de Manguezal
Os principais fatores que causam alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do manguezal são:
- Aterro e Desmatamento
- Queimadas
- Deposição de lixo
- Lançamento de esgoto
- Lançamentos de efluentes industriais
- Dragagens
- Construções de marinas
- Pesca predatória.
Alunas: Isadora Citadin, Juliana Olsson e Alexandra Reichert
1 comentários:
more helpful hints cheap wigs,hair extensions,wigs online,cheap wigs,hair toppers,hair pieces for women,wigs for women,hair extensions,cheap wigs i thought about this
Postar um comentário